segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TRIBUNAL INDIANO OBRIGA FACEBOOK, GOOGLE E YAHOO A APAGAR CONTEÚDO DE INTERNET POR CONSIDERÁ-LOS ANTI-RELIGIOSOS

Na última disputa de uma crescente batalha sobre veiculação de conteúdo de Internet na maior democracia do mundo, dois tribunais indianos solicitaram às companhias Facebook, Google, Yahoo, dentre outras empresas do setor, que retirem material considerado ofensivo do ponto de vista religioso.

Em geral, a Índia oferece o serviço de acesso à Internet sem restrições para a população. Segundo informações do governo indiano, somente um décimo de seus habitantes se conecta a rede mundial de computadores, embora o número cresça com grande rapidez na sociedade conservadora e religiosa da Índia, e conseqüentemente, aumentam os temores governamentais sobre a natureza do conteúdo em circulação.

A decisão do tribunal de Nova Deli surge poucas semanas depois do ministro das Telecomunicações e Tecnologias da Informação indiano, Kapil Sibal, ter anunciado que as empresas da Internet não tinham chegado a acordo para implementar um sistema de auto-censura, para evitar que este tipo de conteúdo seja publicado em seus sites.

As empresas citadas no processo têm até ao dia 6 de Fevereiro para o fazer, assim como apresentar no mesmo tribunal nessa data um relatório sobre o que foi feito nesse sentido.

fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?