terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A INTERFERÊNCIA DO GOOGLE NOS RESULTADOS DO SEU SISTEMA DE BUSCAS

Um assunto muito discutido nos principais sites e portais de tecnologia é até que ponto o Google pode interferir nos resultados apresentados pelo seu sistema de busca para dar destaque aos seus próprios serviços.

Recentemente, no Brasil, Grupo Buscapé ofereceu uma queixa junto ao Ministério da Justiça em face do gigante da tecnologia por conta do seu novo serviço, o “Google Shopping”. A empresa brasileira alega que o mercado de comparação de preços no país está sendo prejudicado por práticas discriminatórias, uma vez que nos resultados obtidos pelo sistema de busca do Google, são exibidos primeiros aqueles relacionados ao seu novo serviço.

Nos Estados Unidos grande repercussão tem tido o questionamento feito por alguns blogs e sites acerca da indexação do sinal de arroba (@), que se popularizou depois de virar indicador de usuário no Twitter, no sistema de buscas do Google. Ao realizar uma busca no sistema da companhia, o @usuário do microblog não é reconhecido, e páginas do Google+, novo serviço de rede social da empresa, aparecem na frente dos resultados relacionados ao Twitter.

Outro ponto complexo de ser resolvido diz respeito à maneira como o Google indexa o conteúdo relacionado ao microblog, até julho do ano passado havia um acordo aonde o gigante do sistema de buscas tinha acesso ao banco de dados do Twitter, que após expirar não houve negociação para que as empresas chegassem a um novo acordo. Com isso, o Google fica impedido de varrer conteúdo no microblog.

fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?