segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

INPI LANÇA, EM PARCERIA COM A ABDI, PUBLICAÇÃO QUE REÚNE OS PEDIDOS BRASILEIROS DE PATENTES NA ÁREA DE NANOTECNOLOGIA

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou o boletim Panorama de Patentes de Nanotecnologia, disponível no Portal do instituto.

A publicação, dividida em capítulos, reúne os pedidos de patentes de residentes brasileiros feitos ao redor do mundo, com soluções técnicas em nanotecnologia que podem ser úteis as empresas de modo geral. O boletim tem como titulo de seus capítulos os assuntos: nanomateriais com diversas aplicações; medicina/biotecnologia; cosméticos; ambiente/energia; agricultura; têxtil; medição/sensores; eletrônica e pesquisas espaciais.

Embora os pedidos de patentes presentes na publicação ainda não tenham sido objeto de análise pelos respectivos órgãos responsáveis, os idealizadores do Panorama de Patentes de Nanotecnologia optaram pela divulgação das tecnologias desenvolvidas, já que a concessão de registro demanda algum tempo.

Além de nova, a nanotecnologia é um campo multidisciplinar, que potencializa várias esferas de conhecimento ao seu redor, como Química, Física, Ciências Biológicas, Engenharias e Tecnologias. De sua aplicação, surgem inovações e melhorias em fármacos, dispositivos semicondutores, sistemas de energia, novos polímeros, soluções para problemas energéticos, entre outros.

fonte: INPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?