sexta-feira, 12 de agosto de 2011

GOOGLE ACUSA CONCORRENTES DE CAMPANHA HOSTIL CONTRA O ANDROID

A Apple, Microsoft e Oracle foram acusadas publicamente pela Google de estarem empenhadas numa campanha contra o sistema móvel Android.

Segundo David Drummond, vice-presidente da empresa da Google, as três companhias estão fazendo uma campanha organizada e hostil contra o Android, ao adquirir patentes da Novell e Nortel e por cobrar da Google altas taxas de licença por cada aparelho vendido com este sistema operacional instalado.

Para Drummond, as empresas estão tentando fazer com que seja mais caro para os fabricantes de aparelhos licenciarem o Android (que é um sistema gratuito) do que o sistema da Microsoft, o Windows Mobile. Afirmação plausível, evidenciada pelos processos contra algumas fabricantes de celular, tais como Nobre, HTC e Samsung, que utilizam o sistema da Google.

Ainda que a análise seja valida, ele possui também uma dose de ressentimento por parte da Google, uma vez que o gigante dos sistemas de busca tentou comprar as patentes da Nortel por US$ 900 milhões. No entanto, a investida da criadora do Orkut, foi superada por um consórcio de empresas que inclui a Apple, Microsoft e RIM (fabricante do Blackberry) que adquiriram o pacote de patentes.

A aquisição feita junto a Nortel, combinada com as 882 patentes da Novell que Microsoft, Apple, EMC e Oracle compraram no ano passado, deixa a Google sozinha e um pouco desprotegida no mercado tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?