quarta-feira, 21 de setembro de 2011

INPI INICIA EXAME ATRAVÉS DO SISTEMA E-PATENTES

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) deu mais um passo rumo à informatização dos serviços relacionados a patentes. A análise das solicitações já está sendo feita com o módulo interno de e-Patentes.

Agora a próxima etapa do processo de informatização será a implantação do sistema e-Patentes para os usuários externos, prevista para 2010. A partir deste avanço, o usuário realizará os depósitos e submeterá as petições com maior facilidade, uma vez que o pedido será realizado pela Internet, agilizando o processamento dos dados e contribuindo para a redução do tempo de exame.

Podemos citar outras medidas adotadas pelo escritório brasileiro que visam reduzir o backlog de patentes como, priorizar as solicitações em áreas estratégicas, como as chamadas "patentes verdes", as de biotecnologia e nanotecnologia e as discussões interna acerca das diretrizes de exame.

No campo da cooperação internacional, a meta é ampliar as atividades de troca de informação entre os examinadores de patentes como subsídio para os exames. Como o já existente no Prosur, um projeto que está em andamento envolvendo nove países sul-americanos, entre eles o Brasil.

fonte: INPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?