terça-feira, 27 de setembro de 2011

INPI DEFERE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA, NA CATEGORIA DE INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA, PARA O QUEIJO MINAS ARTESANAL DO SERRO

O Queijo Minas Artesanal do Serro, de Minas Gerais, teve o seu pedido de Indicação Geográfica (IG), na espécie de Indicação de Procedência, deferido pelo INPI. Agora, com a publicação do deferimento na Revista da Propriedade Industrial no último dia 27, já são 14 produtos brasileiros reconhecidos pela Indicação Geográfica.

Com este serviço oferecido pelo INPI, a Associação dos Produtores Artesanais do Queijo Serro (APAQS) irá proteger seu produto de eventuais falsificações, garantindo sua procedência e aumentando a sua competitividade frente aos demais produtores de queijo.

A produção do queijo artesanal do Serro foi introduzida pelos colonizadores portugueses, nativos da Serra da Estrela, ainda no século XIX. Com a decadência do ciclo do ouro, o município do Serro intensificou sua atividade agropecuária e o queijo foi um dos produto que garantiu recursos para a região e todo o Estado, pela qualidade e pelo volume que representou para o mercado.

A tradição passou de geração para geração e se manteve ao longo dos séculos, sendo que o grande desafio encontrado pelos produtores era adequar o produto artesanal às normas de segurança alimentar sem que fossem alteradas as características que o diferenciam dos demais.

fonte: INPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?