sexta-feira, 18 de novembro de 2011

INPI DEFERE DOIS NOVOS PEDIDOS DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA BRASILEIRA

Na última quarta-feira o INPI anunciou o deferimento de mais dois pedidos de Indicação Geográfica (IG), sendo um para as peças artesanais em estanho de São João Del Rei (MG) e a outra para os vinhos dos Vales da Uva Goethe (SC).

No tocante aos produtos provenientes de São João Del Rei, a produção das peças em estanho na região é característica do século XVIII, tendo sido retomada na década de 60 do século passado, quando o inglês John Somers aplicou técnicas européias para a fabricação dos artefatos. Os produtos, utilizados como utensílio doméstico e peças sacras de design colonial, continuam sendo fabricados nos dias de hoje.

Já fazendo referência ao vinho, a uva Goethe é uma variedade criada pelo botânico Edward Roger, a partir da mistura de uvas de procedência americana e européia. A origem do seu nome é uma homenagem ao pensador alemão Johann Wolfgang Von Goethe, grande apreciador de vinhos. A variedade foi introduzida na região de Urussanga por Giuseppe Caruso, que encontrou ali as condições ideais para o desenvolvimento desta variedade de uva. O vinho apresenta características específicas em relação a cor, aroma e sabor.

Com estas dois novos pedidos deferidos pelo INPI, agora já são 16 Indicações Geográficas brasileiras, dentre as quais citamos a Região do Cerrado Mineiro (MG), para café; o Vale dos Vinhedos (RS), para vinhos; o Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (RS), para carne; Paraty (RJ), para cachaça; o Vale do Submédio São Francisco (BA/PE), para uvas e mangas; o Vale do Sinos (RS), para couro; a Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais (MG), para café; Pinto Bandeira (RS), para vinho; Pelotas (RS), para doces; a Região do Jalapão do Estado do Tocantins (TO), para artesanato em capim dourado; Goiabeiras (ES), para as panelas de barro; Serro (MG), para queijo minas artesanal; o Litoral Norte Gaúcho (RS), para arroz; e Costa Negra (CE), para camarão.

fonte: INPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?