Mostrando postagens com marcador ABPI. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ABPI. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS REALIZA NOVO DEBATE SOBRE PATENTES

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara realizará hoje o segundo encontro do ciclo de debates sobre “A Legislação Patentária e o Futuro da Inovação no Brasil”. O conselho está ouvindo representantes do setor produtivo, inventores e especialistas em legislação de patentes sobre o futuro da inovação tecnológica no Brasil.

Na concepção de Luiz Henrique do Amaral, presidente da ABPI e um dos membros do conselho uma mudança legislativa é urgente. Ele ressalta que embora o Brasil tenha escolhido pela proibição do patenteamento de células e de plantas, poderia se beneficiar da possibilidade do patenteamento de plantas uma vez que possui pesquisa efetivamente sólida nessa área.

Depois deste encontro, o conselho ainda se reunirá nos dias 27 de outubro, no Rio de Janeiro, e 7 de novembro, em São Paulo, para realizar debates com os temas “O Olhar Institucional” e “Olhar sobre a Legislação Patentária”, respectivamente.

fonte: Agência Câmara

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

INPI APRESENTA AO PÚBLICO O e-MARCAS 2.0

Durante o XXXI Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, promovido pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) entre os dias 28 e 30 de agosto, o INPI apresentará ao público a versão 2.0 do seu sistema e-Marcas. O novo sistema pretende trazer uma experiência nova e simplificada para os usuários, com ele o Instituto pretende com este lançamento aumentar ainda mais os pedidos de registro de marcas em 2011, que devem alcançar a marca histórica de 150 mil solicitações.

Além da nova interface mais simples e objetiva, a versão 2.0 do sistema abre a possibilidade para implementação dos pedidos multiclasses e em cotitularidade, requisitos prévios para atuar no Protocolo de Madri. Criado a partir de uma parceria entre a Diretoria de Marcas e a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação do INPI, o novo sistema sera disponibilizado para os usuários a partir do mês de outubro.

Outra medida tomada pelo INPI na tentativa de agilizar o processamento interno e dar conta do aumento da demanda de pedidos de registro de marca, é a utilização do sistema de automação desenvolvido pela OMPI, o IPAS (Intellectual Property Automation System), ainda este ano.

fonte: INPI