segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MICROSOFT E SAMSUNG CHEGAM A UM ACORDO SOBRE PATENTES

A Microsoft e a Samsung anunciaram na última semana um acordo que estabelece a licença de patentes com cobertura para os produtos de ambas as empresas. Conforme os termos do acordo, a Microsoft receberá royalties referentes as vendas de celulares e tablets da Samsung que utilizem o sistema operacional Android. Ainda segundo o acordo, as companhias pretendem unir esforços para o desenvolvimento e comercialização do Windows Phone.

O trato firmado entre as duas empresas decorre do fato que, embora esse sistema operacional para dispositivos móveis desenvolvido pela Google seja conceitualmente aberto e gratuito, a Microsoft argumenta que ele infringe algumas de suas patentes. E, ao invés de processar diretamente o gigante das buscas, ela tem optado por negociar diretamente com os fabricantes de dispositivos móveis.

A intenção da Microsoft, cobrando royalties pelo uso do Android, não visa apenas gerar uma receita extra para seus cofres, especialistas acreditam, que esta atitude faça parte de uma estratégia maior, cujo objetivo é tirar do sistema operacional da Google uma de suas principais vantagens, a gratuidade. Fortalecendo assim o Windows Phone como opção de sistema operacional no mercado de dispositivos móveis.

O acordo é especialmente estratégico para a Samsung, que enfrenta a Apple em diversos processos sobre patentes ao redor do mundo.

fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?