sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SISTEMA ELETRÔNICO PERMITIRÁ INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL ENTRE OS PAÍSES DO PROSUR

O INPI pretende inovar apostando no desenvolvimento de um sistema eletrônico que permita o intercâmbio instantâneo de informações sobre os direitos de propriedade industrial entre os países da América do Sul.

O sistema que conta com a participação dos países do Prosur, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai, encontra apoio financeiro no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto pretende construir, de forma colaborativa, soluções para o sistema de PI destes países.

Atualmente, o Prosur está avaliando a possibilidade de implantar um banco de dados de patentes, através da ferramenta eletrônica "Wipo Case". Desenvolvida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) para integrar um projeto de cooperação voltado para os escritórios do Canadá, Reino Unido e Austrália (Vancouver Group), a ferramenta encontra-se em fase de adequação para as necessidades da América do Sul. A principal funcionalidade da plataforma eletrônica é receber e armazenar os pedidos de patentes comuns a todos, facilitando a comunicação entre os países envolvidos no acordo.

O BID apoiará o projeto, a princípio, até o fim de 2012, por intermédio do Fundo de Bens Públicos Regionais (BPR), podendo ainda ser estendido utilizando outras linhas de financiamento do Banco.

Com previsão para ser realizado em dezembro no Equador, o próximo encontro dará inicio as discussões para a utilização do processo colaborativo também na área de marcas.

fonte: INPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?