sexta-feira, 7 de outubro de 2011

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO REJEITA PROJETO DE LEI QUE DEFENDE HIPÓTESE DE QUEBRA DE PATENTES

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou na quarta-feira o Projeto de Lei 6899/10, que pretende fixar regras para retaliação comercial aplicada pelo Brasil a outros países, quando autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo o Projeto, em caso de descumprimento de acordos comerciais relativos a produtos agropecuários, a retaliação deverá priorizar a quebra de patentes de cultivares ou variedades vegetais.

O relator, deputado Camilo Cola, avaliou que a proposta poderia acarretar efeitos nocivos ao progresso tecnológico da agricultura brasileira. Segundo o entendimento do relator, o excelente desempenho da agricultura brasileira deve ser preservado, inclusive por meio da manutenção dos direitos decorrentes de pesquisas, desenvolvimento e inovação de sementes e cultivares, motivo pelo qual consideramos não ser adequada a iniciativa proposta pelo projeto.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, agora segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário?